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Como aplicar os 12 Princípios Ágeis em qualquer área de negócio

12 Principios Ageis

Os 12 Princípios Ágeis firmou-se com base em desenvolvimento de softwares, porem é possível aplicarmos o conceito em qualquer área de negócio por se tratar de uma forma de pensar e não um conjunto de regras que devem ser seguidas à risca. Neste artigo, vamos detalhar cada um dos princípios, exemplificando alguns deles com a finalidade de gerar insights aos que desejam ou estão em processo de implementação da Mentalidade Ágil em suas empresas.

Satisfazer o Cliente
Essa premissa é uma das mais importantes pois tem como principal objetivo entregar valor agregado a seus clientes ou interessados. As entregas devem seguir o conceito de MVP (Minimum Viable Produc) – Produto Mínimo Viável. Esta prática consiste em entregar uma versão mínima de um novo produto ou serviço apenas com algumas funcionalidades e com o menor custo de investimento possível, mas sempre com valor agregado. O valor agregado, por ser algo subjetivo em muitos casos, pode ser avaliado através de testes de eficiência, experiência do usuário, aderência, ROI, entre outros. As entregas subsequentes devem seguir o mesmo conceito de entregas de valor agregado, sempre incrementando as anteriores.

Aceite bem as mudanças
Em modelos tradicionais de gestão é comum observarmos que mudanças geram impactos e desconfortos aos colaboradores, seja ela por uma alteração de escopo de projeto ou processo, porém quando falamos em mudança cultural, a reatividade aumenta significativamente, uma vez que mudanças comportamentais são necessárias para quem está na zona de conforto. A mentalidade ágil deve estar sempre aberta a mudanças, os impactos devem ser mitigados e trabalhados de forma positiva, uma vez que mudanças faz parte dos cenários corporativos atuais e devem ser sempre bem-vindas. Essa é uma das principais quebras de paradigmas do modelo tradicional onde as mudanças podem ser vistas como atraso nas entregas e geração de custos não previstos.

Entregas frequentes
As entregas devem acontecer com uma frequência média de duas a quatro semanas no máximo. Este período é chamado de Sprints onde uma ou mais entregas de valor agregado devem ser realizados. Este modelo pode ser usado por departamentos que realizam entregas, conseguindo mensurar, por exemplo, a efetividade das entregas a fim de tentar otimizar melhor o tempo de execução e melhorar seus processos internos, independente da área de negócio. Todas as entregas devem ser realizadas com conceitos MVP, conforme mencionado no item um acima e devem seguir o conceito de Iteração, incrementando novas funcionalidades, melhorias no tempo de execução das tarefas ou ajustes no processo.

Trabalhe de forma colaborativa
A forma de trabalho colaborativa deve ser conduzida de tal forma que os pares se sintam confortável em saber que terá apoio dos demais em seu time, através de troca de informações constantes, gestão de conflitos estruturados com objetivo focado em chegar na melhor solução no menor tempo possível gerando valor agregado ao cliente, esse é um princípio fundamental para a construção de times de alta performance. O trabalho colaborativo também envolve o lado do cliente que deverá participar constantemente de todo o processo, sendo em reuniões de planejamento e durante a execução, desta forma é possível garantir uma maior assertividade quanto ao cumprimento do escopo solicitado.

Motive, confie e Apoie
A motivação do colaborador vai muito além de salários e benefícios, mas também envolve um ambiente de trabalho saudável, comunicação constante entre líderes e liderados e acima de tudo, o envolvimento no contexto geral da empresa, dessa forma sentirá parte integrada dos projetos da companhia participando de reuniões de planejamentos, sugerindo melhorias e opinando sobre o contexto geral. A confiança faz parte do desenvolvimento de todo time de alta performance, uma vez que as demanda solicitada deve ser transmitida de forma clara ao time e a forma de execução que foi definida pelo time deve ser respeitada e confiada. Semanalmente é realizado reuniões de status das entregas e os alinhamentos necessários devem acontecer através de feedbacks claros e objetivos, renovando as expectativas de ambas as partes, reafirmando a importância em atingir os objetivos e metas, apoiando e elogiando tudo o que está sendo feito de positivo. Seja exemplo, lidere com responsabilidade, forneça ferramentas para que as tarefas sejam executadas da melhor forma possível, demonstre empatia, humildade e tenha sempre bom humor. Divirta-se com seu time, pois não existe nenhuma regra ou conduta que diz que seu trabalho ou do time não possa ser divertido.

Converse pessoalmente e interaja
A conversa presencial é um dos pilares fundamentais da mentalidade ágil, uma vez que a frieza existente em trocas de e-mails extensos, por exemplo, geram interpretações distorcidas, descontentamentos, desalinhamentos de expectativas e perda de tempo. Todos os alinhamentos necessários devem ser realizados em conversas presenciais de forma rápida e objetiva, seja para definir tarefas, responsabilidades ou datas de entregas. Caso seja identificado possíveis atrasos ou contratempos, os envolvidos devem ser comunicados o mais rápido possível para que possa ser mensurado os possíveis impactos com antecedência. Reuniões de acompanhamento podem ser realizadas semanalmente caso não exista nenhum contratempo ou atrasos detectados.

Entregas funcionais
A melhor forma de mensurar se as entregas são funcionais ao término de cada Sprint é analisando junto com o cliente se o valor agregado proposta na entrega atingiu as expectativas e em caso negativo, a entrega não poderá ser considerada funcional e o escopo das Sprints devem ser redefinidos para que esta premissa seja atendida.

Mentalidade Ágil promove um ambiente sustentável
Um ambiente sustentável é mantido por um processo bem definido e estruturado. Nos modelos antigos é comum a realização de um planejamento bem estruturado, porém durante a execução, se torna algo insustentável, difícil de executar. Com a mentalidade ágil, este ambiente deve ser uma premissa durante o planejamento das Sprints e se durante a execução houver indícios de insustentabilidade, é fundamental que o time faça uma revisão geral no escopo e no método de trabalho, em alguns casos é sugerido o encerramento antecipado da Sprint para que seja realizado um novo planejamento, ajustando o que for necessário antes de inicia-la novamente.

Atenção contínua
Atenção contínua é fator fundamental para atingir a excelência. Com o modelo ágil, o processo de melhorias dos produtos, processos ou serviços devem ser constantes, garantindo que não os tornem defasados ou obsoletos em relação aos de seus concorrentes. Gosto da ideia de realizar entregar em versão BETA, uma vez que melhorias são sempre bem-vindas e neste formado, as entregas podem ocorrer regularmente, não importando se através de um simples ajuste melhorando o desempenho ou uma nova funcionalidade, mas sempre gerando valor agregado. Outra forma de manter atenção contínua é através de ferramentas de Gestão da Inovação capazes de realizar um mapeamento de melhorias ou produtos inovadores, como Blue Ocean ou Canvas.

Pense simples
O pensamento simplificado resultado basicamente em focar naquilo que gera valor ao cliente e eliminar desperdícios desnecessário. O conceito MVP é bem aderente quando queremos pensar simples, uma vez que as entregas devem ser rápidas, com pouco investimento de tempo e dinheiro e tem a premissa de entregar valor agregado.

Times Autogerenciáveis
Falar de time autogerenciáveis pode parecer subjetivo, difícil de mensurar, porem a maturidade em algumas habilidades como capacidade de atuar sob pressão, negociação, alto nível de comprometimento com as entregas e conhecimento de todo o processo são fundamentais para que a gestão diária das tarefas sejam bem alinhas entre todos e os possíveis conflitos minimizados. Por se tratar de um time sem necessidade da presença constante de um superior, a gestão compartilhada é outro fator importante para tomada de decisão em conjunto e definição da estratégica de execução das tarefas, uma vez que o time compartilha diariamente quais foram suas tarefas realizadas no dia anterior e qual será a tarefa executava no dia, em uma reunião rápida de até quinze minutos, permitindo gerar insights entre o time para uma melhor execução das tarefas. Ferramentas de gestão à vista com conceitos Kanban são essenciais para o acompanhamento em tempo real das tarefas que foram executadas, das que estão em execução e das que ainda não foram iniciadas.

Reflita em como ser mais efetivo e ajuste o que for necessário
As reuniões de retrospectivas ocorrem logo após a entrega de uma Sprint onde a equipe tem a oportunidade de compartilhar as experiências positivas e negativas. Nesta reunião é repassado quais pontos foram bons e aqueles que necessitarem de melhorias é discutido um plano de ação em conjunto que deverá ser colocado em prática a partir da próxima Sprint e os pontos elencados como positivos deverá ser mantido. Este processo deve ser contínuo pois com os ajustes e melhorias a cada Sprint, a produtividade do time aumenta consideravelmente, ajudando a torná-los mais eficientes na execução de suas tarefas.

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