> Artigos > Os 2 mindsets essenciais para a Transformação Digital

Os 2 mindsets essenciais para a Transformação Digital

Os 2 mindsets essenciais para a Transformação Digital

Quando falamos em Transformação Digital, temos que ter em mente que, antes de tudo, trata-se de uma mentalidade, uma forma de pensar, ou seja, não podemos resumi-la apenas em uma nova funcionalidade em um software, um novo aplicativo para smartphone ou até mesmo a automatização de processos.

Temos na história, grandes empresas que foram à falência por não possuir essa mentalidade e que ao invés de repensar seu modelo de negócio de forma digital, focaram em desenvolver algumas funcionalidades ou fazer alguns “puxadinhos tecnológicos”, sem sucesso.

A Transformação Digital é a capacidade que as empresas têm de pensar em seu negócio de forma digital, nem que para isso, seja necessário mudar por completo a forma de atuação e posicionamento no mercado. Diversas empresas entenderam essa forma de pensar e hoje são grandes corporações digitais de sucesso, bem diferente do modelo de negócio inicial.

Mas para que seja possível sustentar a mentalidade da Transformação Digital, uma segunda forma de pensar é essencial, a Mentalidade Ágil.

Da mesma forma que a Transformação Digital é uma Mentalidade Estratégica, o mesmo deve acontecer com a Mentalidade Ágil, não podendo resumi-la em mudar as entregas para semanais ou quinzenais e passar a chamar de Sprint ou mudar o nome do time de desenvolvimento de software para Squad, por exemplo, pois essas são apenas algumas das ferramentas que podemos utilizar, dentro de uma Mentalidade Estratégica Ágil.

Quando falamos em Mentalidade Ágil, é necessário ter o envolvimento da empresa como um todo e também deve fazer parte da estratégia da empresa, onde todas as áreas de negócio devem estar envolvidas para que essa nova forma de pensar possa ser absorvida de forma unificada. Como o mercado e a forma de consumo mudam constantemente, as empresas precisam estar preparadas para essas mudanças, conseguindo acompanhar e evoluir com o mínimo de impacto possível.

Essas duas mentalidades são essenciais, pois se quisermos implementar a Transformação Digital, esta deve ter como foco principal o Direcionamento Digital Estratégico da empresa enquanto a Mentalidade Ágil deve trazer o suporte necessário. As duas mentalidades, se trabalhadas juntas, garante uma maior maturidade na construção de novos produtos e serviços, por exemplo, ajudando na renovação das empresas sempre que necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *